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Glossário de Marketing
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S
S-Commerce

O termo vem da expressão Social Commerce e consiste numa forma específica de loja online, que encontra nas redes sociais o seu suporte comercial principal.

Scrollytelling

Nova tendência da indústria jornalística, impulsionada pela revolução tecnológia, que consiste na combinação do texto jornalístico com elementos como a imagem, o vídeo e/ou links.

Search Engine

Um programa que indexa documentos e em seguida selecciona os mais relevantes para a pesquisa dos utilizadores.

Search Engine Optimization (SEO)

Processo de optimização orgânica de um site para uma melhor identificação nos motores de busca.

Segmentação

A criação de sub-listas com determinadas caracteristicas e atributos comuns.

SEM

Search engine marketing.
Técnica de digital marketing que consiste na optimização e na promoção de sites para o incremento da sua visibilidade nos motores de busca.

Sender (Remetente)

Termo genérico para qualquer entidade que envia campanhas de e-mail.

Sender ID

O Sender ID autentica os remetentes de e-mail e bloqueia falsificações de e-mail e endereços falsos.

SET (Secure Electronic Transaction)

A Mastercard, a Visa e outros fornecedores de serviços financeiros desenvolveram um método simples em que consumidores e vendedores utilizam a mesma tecnologia para conduzir transacções na Internet de forma segura e simples. Este método permite que clientes realizem compras e paguem com o seu cartão de crédito, sem que o vendedor tenha acesso aos dados do cartão. 

SFA (Sales Force Automation)

É o software para automação da força de vendas que inclui: gestão de contactos, previsão de vendas, gestão de vendas e vendas em grupo. O SFA está-se a tornar parte integrante das soluções de CRM.

SISOMO

O termo SISOMO refere-se à combinação entre "SIght, SOund and MOtion" que veio invadir os ecrãs da revolução digital e transformar o marketing, o entretenimento e a tecnologia de todo o mundo.

Smartphone

"Telefone inteligente", é um dispositivo móvel com funcionalidades avançadas e cujas principais características são o acesso à Internet através de rede de dados e a sincronização de dados com um computador pessoal.

SMS

Short Message Service, é um serviço para enviar mensagens curtas de texto pare e entre telemóveis.

SMTP

Simple Mail Transfer Protocol é o principal protocolo utilizado para enviar emails através de redes IP.

Social Media Marketing

Processo de marketing que consiste em gerar tráfego no site da marca/empresa e atrair a atenção dos consumidores nas redes sociais com o objectivo de fomentar a partilha de conteúdos.

Soft Bounce

E-mail activo mas que foi devolvido antes de ser entregue. Muitas vezes o problema é temporário.

Soft Sponsorship

Designação inglesa equivalente a “Product Placement”, isto é, patrocínio à produção de um determinado conteúdo audiovisual (televisão, cinema, etc.) mediante a apresentação de marcas de produtos que são “colocados” em cena.

Spam

É o e-mail não solicitado. Porém, nem todos os e-mails não solicitados, são spam. A maioria dos spams é enviada em massa para um grande número de endereços de e-mail e anuncia algum produto. A taxa universal de spam encontra-se acima de 80% de todo o tráfego mundal de e-mails.

SPF

Sender Policy Framework é um protocolo usado para eliminar e-mails falsos sendo o registo SPF colocado no DNS do remetente, o que faz com que o servidor do receptor verifique esta autenticação, antes de permitir a entrada do e-mail.

Splash Page

Página web de uma marca que aparece antes de uma homepage de um website.

SSL

Secure Sockets Layer. Protocolo desenvolvido pela Netscape para transmitir documentos privados via Internet. O SSL funciona usando uma chave secreta para encriptar os dados e que são transmitidos na ligação SSL. Muitos sites usam este protocolo para obter informação confidencial do cibernauta, tal como números de cartão de crédito. Por convenção, URLs que exigem uma conexão de SSL começam com https: em vez de http.

Staging

Termo usado para o sistema de desenvolvimento de uma aplicação ou um site, antes de ser lançado em produção.

Subscribe

O processo de adesão a uma lista ou a uma base de dados, por meio de um comamdo de e-mail, através do preenchimento de um formulário online ou offline.

SWOT

A Análise SWOT é uma ferramenta de gestão muito utilizada por empresas no planeamento estratégico dos negócios. O termo SWOT representa as iniciais das palavras inglesas Streghts (forças - vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes), Weaknesses (fraquezas - desvantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes), Opportunities (oportunidades - aspectos positivos da envolvente com o potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa) e Threats (ameaças - aspectos negativos da envolvente com o potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa). O que se pretende é definir as relações existentes entre os pontos fortes e fracos da empresa com as tendências mais importantes que se verificam na envolvente global da empresa, seja ao nível do mercado global, do mercado específico, da conjuntura económica e ainda das imposições legais.

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