alerta de cookies
Para enriquecer a sua experiência de navegação, este site usa cookies. Saiba mais aqui.
Somos o seu Parceiro de Marketing de Clientes
red
Glossário de Marketing
 |  A  |  B  |  C  |  D  |  E  |  F  |  G  |  H  |  I  |  J  |  K  |  L  |  M  |  N  |  O  |  P  |  Q  |  R  |  S  |  T  |  U  |  V  |  W  |  X  |  Y  |  Z  | 
P
Pageview

O mesmo que visualização. É uma das medidas básicas da publicidade online. 

Paralelo

Processamento em dois sistemas informáticos distintos da mesma informação, por forma a poder comparar os resultados de ambos. Pode ser uma boa opção de teste de um novo sistema informático, embora, dependendo do volume de dados a tratar, possa ter custos muito elevados.

Pass-along Rate

Indicador do efeito multiplicador de uma mensagem (post nas redes sociais, e-mail, site, micro-site, ou ficheiros multimedia: videos, p.ex.). É uma medida de marketing word of mouth.

Paywall

Uma paywall é um sistema que impede que os utilizadores da Internet acedam a conteúdo de páginas web (normalmente a conteúdo de notícias e publicações científicas) sem uma assinatura paga. Existem dois tipos de Paywall: "hard paywall", que permite o mínimo ou nenhum acesso ao conteúdo, sem assinatura; e "soft paywall", que permite o acesso a conteúdo gratuito seleccionado e/ou a um número limitado de artigos por mês.
Para compensar a quebra na venda de jornais impressos e nas receitas de publicidade, os jornais têm vindo a implementar Paywalls nos seus sites, de modo a aumentar as suas receitas. 

Personalização da Comunicação

A capacidade de distinguir a comunicação entre consumidores, de acordo com características diferenciadoras constantes da base de dados de marketing onde constem e por si próprios transmitidas, na base do Permission Marketing (i.e., dando à empresa a sua anuência para o fazer de forma explícita). A personalização cria comunicação diferenciada pois permite distinguir os indivíduos, dando-lhes a sensação de estarem a ser tratados de forma única e exclusiva.

PHP

No original: Personal Home Page

PHP: Hypertext Preprocessor é uma linguagem de programação gratuita e orientada ao desenvolvimento de sites. Concorrente direto da tecnologia ASP pertencente à Microsoft, o PHP é utilizado em aplicações como o MediaWiki, Facebook, Drupal, Joomla, WordPress, Magento e oOscommerce.

Plug-in

É um módulo de software ou hardware que adiciona uma característica específica ou serviço a um sistema maior. A ideia é que o novo componente seja adicionado de forma simples ao sistema existente. Por exemplo, existe um vasto número de plug-ins para browsers que permitem exibir diferentes tipos de áudio ou vídeo ou para sistemas que agreguem muitas e diferentes funções como p.ex. sistemas de e-commerce.

Ponto-com (.com)

No original: dot com.

No início da internet, era a extensão de domínios das empresas cuja base de negócio assentava na web e que que recorriam à tecnologia digital como principal plataforma de comunicação e interacção com os seus Clientes e Prospectos. Hoje o .com é uma extenção muito utilizada no marketing para campanhas ou projectos limitados no tempo, dado o seu baixo custo e a forma fácil como é comercializado.

Pop-up

Um dos formatos de suporte de navegação online.

Portal

É uma porta de entrada na Internet. Muitos dos portais evoluíram a partir de motores de busca. O que os transforma em portais é o facto de fornecerem outros serviços para além da busca. São agregadores de notícias, jogos, informação geográfica, compras, para além de serem uma boa rampa para saltar para outros endereços, através dos directórios que disponibilizam e da publicidade que colocam. Muitos portais foram criados para agregar diferentes conteúdos pertencentes a um mesmo grupo económico ou a um mesmo meio de comunicação.

Portal de Empresa

A Internet da Segunda geração. O objectivo do portal da empresa é disponibilizar, a todos os funcionários, informação útil e que permita a comunicação através de um único interface. O portal de empresa permite acesso a documentos internos, data warehouse, groupware, e-mail, para além da web.

Post-Roll

Formato de publicidade online que geralmente é um excerto de um spot de TV e é colocado junto de um video. Diz-se Post-Roll quando é colocado no final do video.

PostScript

Desenvolvido pela Adobe Systems. O post-script é principalmente uma linguagem para imprimir documentos em impressoras laser, mas podem ser adaptados para produzir imagens em outros tipos de periféricos.

Pre-Roll

Formato de publicidade online que geralmente é um excerto de um spot de TV e é colocado junto de um video. Diz-se Pre-Roll quando é colocado antes do video.

Princípio de Pareto

Vilfredo Pareto, economista e sociólogo do século XIX. O Princípio de Pareto também é conhecido como a "regra do 80:20" - 80% da receita de uma empresa provém de 20% dos seus clientes. O estudo de Pareto ainda hoje permanece actual na generalidade dos negócios pois são geralmente uma fatia curta de clientes que geram a maior parte da rentabilidade da empresa.Em termos práticos, no entanto, talvez 90% da receita venha de 10% dos clientes, ou 70% venha de 30% dos clientes, mas a ideia é que se as empresas concentrarem os seus esforços nos clientes mais rentáveis, obterão maior rentabilidade.

Product Placement

Designação inglesa equivalente a “Soft Sponsorship”, isto é, patrocínio à produção de um determinado conteúdo audiovisual (televisão, cinema, etc.) mediante a apresentação de marcas de produtos que são “colocados” em cena.

Programa de Afiliados

Programas criados por entidades que se dedicam a este canal especifico de marketing com o objectivo de captarem leads qualificadas. Basicamente consiste na criação de uma parceria entre o promotor do programa de afiliados e diversos sites, blogs ou outros formatos web com vista à referenciação de internautas, visitantes dessas páginas, e que são encaminhados através de links, de banners ou outros formatos publicitários para sites que pretendem captar esse perfil de clientes. Esta referenciação fica identificada e é-lhe atribuído um valor, consoante o acordo efectuado entre o detentor do programa de afiliados e o seu afiiado – poderá ser por CPC, por CPM ou por CPA.

Prospects

Clientes em fase de conquista. Revelaram, de algum maneira, algum interesse em comprar, mas não é certo que o façam. Constituem uma oportunidade de certo modo valiosa em que vale a pena investir, com moderação.

Provedor

É um profissional contratado por uma empresa, instituição ou orgão estatal com a função de receber e compilar as críticas, sugestões e reclamações dos utilizadores do respectivo produto ou serviço e deve agir de forma imparcial nos conflitos entre as partes, assumindo um papel de mediador e conciliador.

Push-Pull Strategy

Estratégias de Marketing usadas em públicos diferentes:

Push: privilegia o contacto e as acções diretas com os retalhistas, com o objectivo de “pressionar” o aumento da procura para impulsionar as vendas ao cliente final.

Pull: estratégia com vista a encorajar o consumidor a procurar a marca/produto através de promoções e publicidade.

Business Center - Dolce Vita Miraflores
Rua Santa Teresa do Menino Jesus,
Nº 6, 8º A,
1495-048 Miraflores
Portugal

Tel.: +351 218 052 150
Fax: +351 218 088 746

mail@one-to-one.pt

One to One ® 2017 Política de privacidade