alerta de cookies
Para enriquecer a sua experiência de navegação, este site usa cookies. Saiba mais aqui.
Somos o seu Parceiro de Marketing de Clientes
red
Glossário de Marketing
 |  A  |  B  |  C  |  D  |  E  |  F  |  G  |  H  |  I  |  J  |  K  |  L  |  M  |  N  |  O  |  P  |  Q  |  R  |  S  |  T  |  U  |  V  |  W  |  X  |  Y  |  Z  | 
E
EBITDA

Earnings before interest, tax, depreciation and amortisation.
É um indicador usado frequentemente para medir a rentabilidade de uma empresa.

eBusiness

Negócio electrónico. Termo que é mais frequentemente aplicado aos negócios resultantes do uso da tecnologia digital e da Internet como principal meio de comunicação e interacção.

eCommerce (comércio electrónico)

O processo de compra ou venda utilizando a Internet, comunicações digitais e aplicativos de Tecnologia da informação. Alguns especialistas definem e-commerce como todas as etapas que ocorrem em qualquer ciclo de negócios usando a tecnologia acima descrita. Outros, como compras feitas por consumidores e empresas pela Internet englobando igualmente as transacções de suporte a IT, como a venda de código de computador por programadores que ocorre online.

Economia Digital

Todos os negócios em que as novas tecnologias têm um papel preponderante.

eCRM (electronic CRM)

É o conceito que envolve o CRM e o e-commerce, permitindo que o CRM desfrute das mesmas vantagens das aplicações disponíveis via Internet, como disponibilidade 24x7, auto-serviço e cooperação com outros sistemas de eCRM. Alguns fornecedores designam este conceito por outros nomes, como PRM (Partner Relationship Management), ERM (Enterprise Relationship Management) e eBRM (eletronic Business Relationship Management).

EDI (Electronic Data Interchange)

Transmissão de dados de negócio entre empresas, de computador a computador, em formato electrónico. O EDI também é visto como sendo composto somente de dados de negócio (sem mensagens em formato livre ou verbais) com formato padronizado, padrão este aprovado por organizações nacionais ou internacionais.

e-mail (electronic mail) - correio eletrónico

É a troca de mensagens produzidas, armazenadas e transmitidas por computadores através de redes locais, WANs, Intranets ou Internet, como meio de comunicação.

e-mail Marketing

Técnica de Marketing desenvolvida através do uso do canal de email. A utilização massiva deste canal obriga a uma série de principios e regras legais e de conduta, sendo o principal objectivo a maximização da entregabilidade da mensagem associada à reputação online do emissor.

e-mail spam

Correio electrónico não desejado e intrusivo.
E-mails enviados para internautas que não solicitaram as mensagens nem se registaram para as receberem.

e-marketplace

Intermediário que possui um website onde coloca em contacto vendedor e comprador, de modo a que estes façam negócio.
Endomarketing
Acções de Marketing para o público interno de uma empresa.

Endereço IP

É um número único atribuído a cada dispositivo ligado à Internet. O endereço IP pode ser dinâmico – i.e., muda cada vez que uma campanha de e-mail é enviada – ou estático – permanece sempre o mesmo. Os estáticos são os melhores, já que os endereços IP dinâmicos ficam muitas vezes presos em filtros de spam o que baixa a taxa de entrega dos e-mails.

e-newsletter

Mensagem de e-mail enviada para um conjunto de utilizadores previamente registados, com o fim de divulgar informações sobre a entidade emissora. Geralmente a e-newsletter tem uma estrutura de conteúdos pré-definida e um caracter de emissão regular.

Engagement

Traduz-se por envolvimento. No marketing teve grande projecção com o desenvolvimento das redes sociais e do relacionamento entre as marcas e os seus seguidores (fãs).

Entregabilidade

Em e-mail marketing, refere-se ao vasto conjunto de técnicas usadas para garantir a entrega dos e-mails, no local certo e no mais curto espaço de tempo. 

EPG (Electronic Program Guide)

É uma ferramenta/guia que facilita a decisão de escolher um programa para responder a determinada necessidade. Inclui sumários das funções dos programas, procura por assunto, acesso imediato ao programa seleccionado, reminders, entre outras utilidades.

ERP (Enterprise Resource Planning)

ERP é o termo que descreve uma série de actividades de gestão empresarial suportadas por aplicações de IT. Estas são compostas de muitos módulos, incluindo planeamento de produto, compras, stocks, relacionamento com fornecedores, atendimento ao cliente e acompanhamento de pedidos. No seu uso corrente, o termo ERP engloba também módulos para as áreas financeira e de recursos humanos. Normalmente um ERP utiliza ou é integrado numa Base de Dados e a implantação de um sistema de ERP envolve uma profunda análise do negócio da empresa, formação de funcionários e modificações ou criação de novos procedimentos.

Ethernet

Arquitectura de rede de local (LAN) desenvolvida pela Xerox em cooperação com a DEC e Intel em 1976. 

Extranet

Refere-se a uma Intranet que permite o acesso parcial a utilizadores externos autorizados. Enquanto a Intranet reside atrás de um firewall e é acessível somente a pessoas que são membros de uma mesma empresa ou organização e estão conectadas à rede interna, uma extranet fornece vários níveis de acesso a utilizadores externos. Tem-se acesso a uma extranet mediante a utilização de um nome de utilizador e uma pass. A identificação do utilizador normalmente especifica quais as áreas da extranet visíveis. A utilização das extranet está a popularizar-se principalmente para troca de informações entre parceiros de negócios e, sobretudo, em sistemas de automação do canal de vendas.

Business Center - Dolce Vita Miraflores
Rua Santa Teresa do Menino Jesus,
Nº 6, 8º A,
1495-048 Miraflores
Portugal

Tel.: +351 218 052 150
Fax: +351 218 088 746

mail@one-to-one.pt

One to One ® 2017 Política de privacidade